terça-feira, 31 de maio de 2016

LIngua Brasileira de SInais Libras!!!

          Olá, pessoal apesar de algumas dificuldades de organizar meus estudo estamos aqui para falar da minha disciplina de Libras...
          A história sempre é muito interessante para perceber, reconhecer e dar o valor a alguma coisa. Lendo sobre a história das lutas pela educação de surdos no Brasil ficou para mim um palavra em destaque:

SEGREGACIONISTA

A palavra foi “Segregacionistas” , que busquei no dicionário tem o seguinte significado, “Política que consiste em dar tratamentos diferentes a indivíduos pertencentes a outras origens, porém, que vivem em um mesmo país.”.  
          Como pode um país que diz lutar pela inclusão e educação não parar para escutar e compreender as necessidades básicas para algumas pessoas, ou simplesmente dar-lhes atenção necessária? Para mim fica evidente a politica que mesmo em um momento importante na história da educação que foi e é a construção do PNE, apresenta uma politica baixa visao custo e o dinheiro que poderia ser utilizado para uma minoria, pensando em voto/ibope, pois manter escolas somente para surdos é muito custo. Fechar escolas e enxugar a mão de obra, pode! Acusar de segregacionista as ideias de pessoas que sofrem o problema e tem a compreensão de como é melhor lidar com suas limitações, há isso pode. Pois este pensam de forma cruel, do tipo, não nos critiquem, pensamos mais alto que vocês!??? Heimmmmm
Se em algum momento se achou que surdos eram minoria e não possuidores de cultura, as lutas e batalhas provaram todo a essência da comunidade surda do Brasil e sua organização. Indo além, mostrando qual a verdadeira importância das escolas para surdos, evidenciando o bilinguismo e abrindo espaço para pensarmos sobre o lado positivo da inclusão e o negativo.


 As lutas nunca vão acabar mas a sistema este é imposto e ai estamos com a inclusão em nossas escolas....

Libras para que te quero e como te quero.
Mas como és ágil e rápida nas mãos
Quanto tem a me mostrar
Como posso ser tão analfabeto
Ouvites
Não ouvintes
Em minha primeira aula
Nada entendi
Como será a você que nada escutas
Em minha escola falante
Na sua, ouvi o som do silêncio
Gestos percebi
Mas nada entendi
Oh, mundos distante 
Oh, mundo desigual
....





domingo, 1 de maio de 2016

Minha Voz


Olá pessoal...

Este vídeo surgiu após a iniciação da disciplina de Música na Escola onde começamos a expor como definimos a musicalização e nossas experiências dentro dela e assim chegamos a nossa voz e todo o comprometimento que acabamos dando a nossa voz na hora de darmos uma aula. Eu pessoalmente sempre tive um grande cuidado utilizando do corporal, gestual e quando possível meu fiel apito, para poupar minha voz, contudo sei bem, como é difícil negar aquele café gostoso das salas dos professores, como deveríamos ter uma maior dedicação de aquecer a voz e evitar o cigarro. 
Mas fica a dica!


Desenvolvimento Através do Jogo

Olá Pessoal...

Então será que conseguimos nos desenvolver brincando? os jogos estão ai para nos mostrar que SIMMMMMMMMM!


Bom pessoa escolhi esse vídeo pois muito brinquei com minhas amigas, observem que explicativo e quanta construção nessa brincadeira que não precisa de recurso algum, explora diversas áreas de conhecimento como expressão corporal e oral, trabalha a coordenação e é super divertido!!!


Pessoal YouTube e cheio de vídeos e gostaria de mostrar todos que eu adoro, mas seguindo a linha do jogo, brincar e desenvolver observem este bebê, ele esta só almoçando?




Brincar


Brincar!

Esse semestre me retoma bastante cadeiras que tive quando fiz minha primeira graduação, para os que não sabem, foi de Educação Física. Nisso lembrei que já havia feito alguns estudos sobre o brincar em meus estágios e fui buscar se tinha alguma coisa guardada ainda. Olha que relíquia  que encontrei.

Anotações de uma observação feita em 2006 nos momentos de Ed. Física com alunos de primeiro ano em uma escola municipal de Candiota/RS.

O que é brincar "x" - menina de 7 anos:

"Tia,  brinco porque gosto, é divertido, é legal. Posso correr, pular, dançar e até saltitar. Posso sentar pensar ver e  inventar dentro dos meus planos aqui da cabeça. Posso viajar no tempo, me mudar de estado, país e até sair do meu planeta. Você sabia que tem outros planetas? [...] Posso sofrer e ser feliz, posso fazer quase tudo o que quiser. Brincar é legal mais fica muito mais divertido quando to em turma, cheia de amigos para brigar, empurrar ou maltratar um amigo é coisa que não se faz, sabe que depois eles não vão mais querer brincar comigo. Quando brinco descubro coisas novas e crio elas de novo pois minha imaginação é 10 tia. Sabe que eu sonho tanta coisa e depois eu brinco. Brinco até com as letras da prof  Y que são dinos, sabe os dino né? [...] é isso. "

Como o brincar é importante e leve nas falas das crianças, vejamos estes que mostra o prazer claro do brincar e ao mesmo tempo a importância da socialização das regras impostas e dos conhecimentos que esta criança já tem e esta adquirindo. 

E para que não acredita na importância do brincar e o que o prazer do bricnar pode fazer olha esse link que a prof disponibilizou para os alunos do PEAD.
https://angelitascardua.wordpress.com/2009/11/03/a-teoria-da-diversao/