domingo, 17 de julho de 2016

Seminário Integrador III ... e suas voltas

Olá pessoal

Se sou uma boa observadora então percebo que  meu blog não possui uma postagem sobre os Projetos de Aprendizagens assim tenho que registrar que não é por acaso. 
Se:
"O projeto de aprendizagem é construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas."
Me ajudem, nestes porquês? Sendo está minha grande e conflitante pergunta.

Por que as mulheres tendem a não escolher profissões caracterizadas masculinas? 


As vivências não estão nada fáceis e nem se quer esclarecedoras, pois quando se trabalha em grupo e todos tem um campo de visão e perspectivas diferentes.....ahhhhh. Ao meio de certezas e dúvidas vamos tentar resolver. Certamente sim
Você caro leitor animaria me responder?






Imagine...Pensando em Libras

John Lennon's Imagine London 2012 - Children's Choir Performance


Olá queridos leitores


Em ano de copa lembrei desta abertura em London que foi sensacional e trás uma esperança nos corações de todos que pensam em um mundo melhor. E assim me remeteu o  que esperar do Brasil? 

Mas não estou aqui para falar sobre política, mas através deste vídeo inspirar desafios a mim e a todos que me conhecem, pois de todas minhas postagens acho que não deixei claro, em nenhuma delas, o sentimento que carrego e como vejo o ensino dessa linguagem uma questão preocupante na forma de ver a educação para todos de forma igualitária, sem deixar os surdos de lado. Linguagem é comunicação, vida e identidade. A escola não pode seguir ignorando o processo de ensino aprendizagem sem preparar-se para a diversidade, e nós profissionais da educação somos os transformadores, mas para isso acontecer, a atividade principal é dar o passo antes que o aluno chegue em nossa sala. Em tão porque não procurar um curso para viver mais este mundo que comunica-se diferente mas é tão igual em suas vivencias e aprendizagens? 

Posso dizer que ao final da disciplina de Libras, intendo agora, como é tão importante, pois não aprendemos tudo, mas compreendemos como é importante por outras perspectivas, como pode ser possível aprender e como é significativo nossos primeiros passos para ajudar uma batalha antiga de comunidades surdas e sua socialização em escolas "normais".

#saindo do comodismo

sábado, 9 de julho de 2016

Ligou a lampada

Olá, queridos leitores...
No meio do meu atropelo de atividades tive saindo da minha linda cabeça aquela lampara.....


Se o grande significado deste semestre não for esse não me chamo mais Astolfa....

Poesias , parlendas, trava- línguas , os jogos de palavras , memorizados e repetidos, música, dança...
As possibilidades que tivemos neste semestre só podem querer nos mostrar como às crianças podem aprender sem atentarem não só os conteúdos, mas também à forma que é dado, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rima, além das questões culturais e afetivas envolvidas na brincadeira, como confiança, desafio,etc...
Refletindo...

Poemas, para que te quero?

Na proposta da aula 4 de Literatura, fui desafiada a trabalhar um poema em sala de aula, nada muito difícil para quem esta em pleno andamento de um projeto de leitura chamado "Era uma vez a Maleta Mágica." na escola de Ed. Infantil.

Analisando Minha Maleta Mágica acabei observando que já havia trabalhado com livros, jornal, revistas, gibis, mas poema não!!! É a hora.




Explorar a atividade na prática, é show, pois a simples atividade foi gratificante, na hora do conto, nas discutições do poema, nas dúvidas, na interpretação do poema e na surpresa que meus alunos a cada dia, que vem me dando através do interesse de mostrar em suas linguagens, o uso do corpo  e fala no teatro, pois o poema virou peça de teatro, onde a turma se organizou pintamos o rosto, fantasiando-se, recriamos personagens não existentes e respondendo curiosidades da turma, inventando a bruxa que queria fazer um leilão de um jardim....
Foi 10!!!