terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Representação Pelo mundo da Matematica - Espaço e Forma

Olá pessoal...

Trabalho com Educação Infantil como todos já sabem. Mas vamos ao que interessa.
Independente da faixa etária busco sempre dentro do meu trabalho no eixo de matemática, explorar algum livro ou material que faça fervilhar ideia nos pequenos para a partir deste momento de ideias explora-las, através de atividade lúdicas como jogo, brincadeiras ou atividades que representem o brincar mas que sua objetividade façam a criança trabalhar brincando. Gosto muito de jogos onde desafio a turma a montar algo (castelo, casa, bola) – uso as várias formas, como gosto de criar brincadeiras no pátio onde a representação de formas tem um objetivo na brincadeira ou onde espaço pode ser limitado criando dificuldade, na educação infantil as possibilidades são várias dentro da rotina escolar como no momento da fila com orientações de lateralidade, noção espacial, nas regras de convivência, onde o meu espaço e é este pois ali começa o do amigo. As atividades de mesa trazem uma infinita possibilidade com dobradura, corte e cola, preencher com a forma, pintar a cor como o exemplo na forma. 
Na Educação infantil as possibilidades para explorarmos a representação da matemática são infinitas e como fala no texto - Espaço e Forma na Educação Infantil: a habilidade para aprender matemática é:
“Característica psicológica individual (primeiramente característica da atividade mental) que responde aos requerimentos da atividade matemática escolar e que influencia, sendo todas as outras condições equivalentes, o sucesso no domínio criativo da Matemática como um assunto escolar – em particular, uma relativa rapidez, facilidade e domínio profundo do conhecimento, destrezas e hábitos em Matemática” (Krutetskii, 1976,p. 75)

Bom peguei esta citação pois acredito que a criança reconhece, organizar e processa as informações conforme os objetos que estão ao seu redor e a orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar nos objetos tendo como base pontos de referências. Os exemplos do texto como Geoplano, tragam, obras de arte com a geometria e a maquete de sucata – são como propiciar a criança ao desenho, o jogo, ao reconhecimento, a percepção e a partir disso brincar de forma lúdica e com criativa para propiciar objetivos e conhecimentos significativos da matemática. Assim suas construções passam do pondo egocêntrico para um amplo e multiplicando, suas experiências com objetos do espaço em que vive faz com que ela aprenda e desse modo, construa uma rede de conhecimentos relativos a localização e a orientação, percebendo seu espaço.

Então se você que trabalhar Espaço e Formas certamente deve dar uma olhadinha neste texto. http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2462_1802_ID.pdf