segunda-feira, 18 de abril de 2016

O papel do observador

observação é um etapa dentro do perceber, ver e interpretar e a pesquisa sempre foi uma ferramenta muito importante para novas descobertas, e nosso olhar é a principal ferramente, dele podemos utilizar para as pesquisas e evolutivas da educação.
Assim analisamos dois modos de realizar a observação, temos:
Observação não participante: o investigador não interage de forma alguma com o objecto do estudo no momento em que realiza a observação, logo não poderá ser considerado participante. Este tipo de observação a interferência do observador no observado é minima ou não chega a acontecer e permite o uso de instrumentos de registo sem influenciar o objecto do estudo.
Observação participante: Ele integra o meio a investigar, “veste” o papel de actor social podendo assim ter acesso às perspectivas de outros seres humanos ao viver os mesmos problemas e as mesmas situações que eles. Assim, a participação tem por objectivo recolher dados (sobre acções, opiniões ou perspectivas) aos quais um observador exterior não teria acesso. 




Um comentário:

  1. Olá! Esse estilo de publicação deverá mostrar as suas ideias também, ela apresenta-se muito restrita e sem referencial teórico que possa sustentar essa ideia. Por que observar? A observação é aplicada na educação? Você já aplicou esse estudo em alguma interdisciplina do PEAD?

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