A observação é um etapa dentro do perceber, ver e interpretar e a pesquisa sempre foi uma ferramenta muito importante para novas descobertas, e nosso olhar é a principal ferramente, dele podemos utilizar para as pesquisas e evolutivas da educação.
Assim analisamos dois modos de realizar a observação, temos:
Observação não participante: o investigador não interage de forma alguma com o objecto do estudo no momento em que realiza a observação, logo não poderá ser considerado participante. Este tipo de observação a interferência do observador no observado é minima ou não chega a acontecer e permite o uso de instrumentos de registo sem influenciar o objecto do estudo.
Observação participante: Ele integra o meio a investigar, “veste” o papel de actor social podendo assim ter acesso às perspectivas de outros seres humanos ao viver os mesmos problemas e as mesmas situações que eles. Assim, a participação tem por objectivo recolher dados (sobre acções, opiniões ou perspectivas) aos quais um observador exterior não teria acesso.
Olá! Esse estilo de publicação deverá mostrar as suas ideias também, ela apresenta-se muito restrita e sem referencial teórico que possa sustentar essa ideia. Por que observar? A observação é aplicada na educação? Você já aplicou esse estudo em alguma interdisciplina do PEAD?
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