Com auxílio do textos: A fotografia como recurso na educação para a cidadania de Silva (2016) e tendo como suporte algumas produções de atividades, disponibilizadas pela interdisciplina Representação do mundo pelos Estudos Sociais no curso UFRGS posso fazer algumas contribuições
- A socialização e comunicação, acho que devem ser pensadas na atualidade já de outra forma, os meios de comunicação a cada dia estão mais presentes e em sua vez mais diversificados atuam diretamente no cotidiano das crianças e dos adolescentes.
- As informações, as curiosidades, as necessidade em um piscar de mágica são resolvidas em um clicar ou falar, e é evidente que a educação das crianças e dos adolescentes, atualmente, não são papéis ligados somente aos pais e a escola, mas estão diretamente ligadas aos meios de comunicação que estes tem acesso tendo um papel fundamentais na educação informal, interferindo na formação e valores.
- Vejo principalmente escola estaduais e municipais sucateadas, desatualizadas, precárias não tendo recurso, e como pior poderia ser essa minha postagem, vejo colegas sucateados que deixam de desconsiderar este determinante na educação que é o uso das mídia e apropriação dos meios de comunicação. Estes que são tão fundamentais para a percepção crítica do educando.
Assim chego ao meu título: " Uso da fotografia" !!!
Usem a fotografia, como ferramenta básica ...
Usem... iniciem simplesmente tirando fotos e revelando (imprimindo, digitalizando)
Usem pois os ganho serão os mais diferentes como:
registros - trabalhos - explorações - exemplos bons ou ruins - memórias - potências de práticas pedagógicas - de reflexão - de criação ...
Estes são alguns do ganhos que tive nas várias fotos que manipulei e utilizei neste semestre do PEAD. A revelação é sempre muito gratificante pois alguma lição lhe devolverá.
Acho que está postagem está um pouco sem nexo, explicarei.
O PEAD me possibilitou perceber como já fui uma ótima professora ou como posso voltar a ser, ou melhor ainda como posso ser melhor ainda. Manusear fotos de trabalhos atuais e anteriores me deixou reflexiva sobre minha prática e o que realmente eu busco da vida profissional. O que eu quero realmente? um mundo melhor ou só andar de bicicleta? Fazer o que ninguém consegue ou ficar sentada no muro olhando. O sistema é difícil e nada motivante mas se todos só seguirem a mare...nada além disso conseguiram
Obrigada PEAD
Oi Natália. Eu sempre digo isso também. É muito bom utilizar fotografia em sala de aula. Sabe aquela dinâmica de ajudante do dia? Onde seguindo uma ordem um aluno por vez é o ajudante do dia e auxilia a professora? Uma professora na Rede que eu trabalho inventou o fotógrafo do dia. Veja o relato em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_cidadao/default.php?p_noticia=168454&CRIANCAS+UTILIZAM+RECURSOS+FOTOGRAFICOS+EM+ATIVIDADES+ESCOLARES
ResponderExcluirMuito bacana. As crianças tiravam fotos. Segue escrevendo. Estou te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha (Tutora de SI - IV - PEAD2/UFRGS)