Então o que é aprendizagem?
Em duas concepções foram
abordados no texto Aprendizagem Humana: processo de construção (BECKER E
MARQUES). Uma traz a Concepção Gestaltista que tem interpretação de concepções que valorizam a
herança genética em detrimento da experiência, segundo essa posição, a pessoa
aprende porque tem talento, porque é de tal raça ou tal gênero, porque é rica,
porque foi predestinada, porque tem poder e não porque ela fez (ação) isso ou
aquilo. De outro lado traz a concepção
da Teoria do Reforço, que segundo (Becker,
2005) é muito comum no meio escolar, pois pensa-se que o aluno aprende porque
ele repete um modelo e desconsidera tudo aquilo que o aluno traz no primeiro
dia de aula, o aluno não tem maior importância porque tudo vem da experiência
(física).
Confrontando as duas teorias
abordadas surge uma terceira abordagem sobre a aprendizagem que diz “simultaneamente
a importância da herança genética e do meio físico e social na gênese e no
desenvolvimento do conhecimento e da afetividade humanos. (Mundo físico ou Social)”.
Um esquema de assimilação comporta uma estrutura (aspecto cognitivo) e uma
dinâmica (aspecto afetivo), mas sob formas inseparáveis e indissociáveis”
(Piaget, 1974, p.66).
Então, aprender ou
aprendizagem é um processo que envolve espaços de criação e assimilação construídos
pelo sujeito em um ambiente social que o influencia também, local onde as
possibilidades de aprendizagem se abrem ao mundo social e afetivo, pois
aprender além disso envolve sentimentos como prazer, valorização, amor,
inseguranças, etc.
Nós, como educadores, temos um
papel importantíssimo para nossos alunos quando estamos falando em aprender ou
aprendizagem, pois o mínimo é estar atento as bagagens que cada aluno traz para
nossa sala, pois estas são cheias de conceitos espontâneos que devemos somente
explorar e começar a trabalhar para resolver problemas e dar mais frutos de
aprendizagens.
Como diz o texto: “Um dos
grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A
escola decreta que antes dela não há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97 - Paulo Freire:).
Olá Natalia!
ResponderExcluirTua frase inicial abre espaço para muita discussão, sendo que a que se destaca é a questão do plágio. Para mim, enquanto leitora do teu blog vou expor os questionamentos que esta frase me despertou:
O texto "colado" foi retirado da onde? É um texto teu ou escrito por outro autor?
Por que este texto "mereceu" este destaque em teu blog?
Qual a tua posição a respeito do copiar e colar?
Lembre-se que tem diferença entre plágio e citação e a impressão que tive é que tua intenção era citar o texto.
Abraço, Cátia
Tutora Seminário Integrador VI