quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Então o que é aprendizagem?

Olá pessoal dificilmente faço um Ctrl + C e um Ctrl + V no blog mas acho que este mereceu!

Então o que é aprendizagem?

Em duas concepções foram abordados no texto Aprendizagem Humana: processo de construção (BECKER E MARQUES). Uma traz a  Concepção Gestaltista que  tem  interpretação de concepções que valorizam a herança genética em detrimento da experiência, segundo essa posição, a pessoa aprende porque tem talento, porque é de tal raça ou tal gênero, porque é rica, porque foi predestinada, porque tem poder e não porque ela fez (ação) isso ou aquilo.  De outro lado traz a concepção da Teoria do Reforço, que segundo (Becker, 2005) é muito comum no meio escolar, pois pensa-se que o aluno aprende porque ele repete um modelo e desconsidera tudo aquilo que o aluno traz no primeiro dia de aula, o aluno não tem maior importância porque tudo vem da experiência (física).

Confrontando as duas teorias abordadas surge uma terceira abordagem sobre a aprendizagem que diz “simultaneamente a importância da herança genética e do meio físico e social na gênese e no desenvolvimento do conhecimento e da afetividade humanos. (Mundo físico ou Social)”. Um esquema de assimilação comporta uma estrutura (aspecto cognitivo) e uma dinâmica (aspecto afetivo), mas sob formas inseparáveis e indissociáveis” (Piaget, 1974, p.66).
Então, aprender ou aprendizagem é um processo que envolve espaços de criação e assimilação construídos pelo sujeito em um ambiente social que o influencia também, local onde as possibilidades de aprendizagem se abrem ao mundo social e afetivo, pois aprender além disso envolve sentimentos como prazer, valorização, amor, inseguranças, etc.
Nós, como educadores, temos um papel importantíssimo para nossos alunos quando estamos falando em aprender ou aprendizagem, pois o mínimo é estar atento as bagagens que cada aluno traz para nossa sala, pois estas são cheias de conceitos espontâneos que devemos somente explorar e começar a trabalhar para resolver problemas e dar mais frutos de aprendizagens.

Como diz o texto: “Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97 -  Paulo Freire:).

Um comentário:

  1. Olá Natalia!
    Tua frase inicial abre espaço para muita discussão, sendo que a que se destaca é a questão do plágio. Para mim, enquanto leitora do teu blog vou expor os questionamentos que esta frase me despertou:
    O texto "colado" foi retirado da onde? É um texto teu ou escrito por outro autor?
    Por que este texto "mereceu" este destaque em teu blog?
    Qual a tua posição a respeito do copiar e colar?
    Lembre-se que tem diferença entre plágio e citação e a impressão que tive é que tua intenção era citar o texto.
    Abraço, Cátia
    Tutora Seminário Integrador VI

    ResponderExcluir