Para começar acho nada melhor que está citação:
“O conhecer surge como resposta a uma pergunta. A origem do conhecimento está nas perguntas, ou no ato mesmo de perguntar”.(Paulo Freire)
Acho que depois de algumas leituras e atividades fica coerente já entender a mensagem do semestre que não foge das anteriores. E dentro das disciplinas e estudos que já acabam por se agregar de forma ampla a mensagem que já tenho é que a educação pode ser sim atrativa e interessante..
As formas de como a ciência, a matemática e os estudos sociais podem ser ministrado foi barbara e significativas nos estudos e vivências em sala com meus alunos.
Mas acima de tudo perceber o projeto de aprendizagem na forma de levar todas essas disciplinas ao exito que é uma forma que ainda vejo em uma caminhada longa.
Pois mudar na forma de pensar que o professor na verdade deve ser aquele que gera questionamentos, promove dúvidas e educa para que seus alunos é bastante complicada e desafiadora. Não dar respostas e sim criar espaços e tempos nas aulas para torná-las mais criativos e interacionistas é desafiador.
Certamente quero que minhas aulas sejam para meus alunos como este semestre está sendo. Mas algumas barreiras de cargos e diretrizes de municípios e estados devem ser discutidas para assim cada vez mais as escolas sejam mais significativas e construtivistas e menos conteudistas.
Acho que ainda não consegui formar claramento o que quero em pensamento e escrita
Sigo em off...