terça-feira, 15 de novembro de 2016

Chegando nas definições do semestre e já pensando no whorkshopp

Olá pessoal....

Para começar acho nada melhor que está citação:
“O conhecer surge como resposta a uma pergunta. A origem do conhecimento está nas perguntas, ou no ato mesmo de perguntar”.
(Paulo Freire)
Acho que depois de algumas leituras e atividades fica coerente já entender a mensagem do semestre que não foge das anteriores. E dentro das disciplinas e estudos que já acabam por se agregar de forma ampla a mensagem que já tenho é que a educação pode ser sim atrativa e interessante..
As formas de como a ciência, a matemática e os estudos sociais podem ser ministrado foi barbara e significativas nos estudos e vivências em sala com meus alunos. 
Mas acima de tudo perceber o projeto de aprendizagem na forma de levar todas essas disciplinas ao exito que é uma forma que ainda vejo em uma caminhada longa.
Pois mudar na forma de pensar que o professor na verdade deve ser aquele que gera questionamentos, promove dúvidas e educa para que seus alunos é bastante complicada e desafiadora. Não dar respostas e sim criar espaços e tempos nas aulas para torná-las mais criativos e interacionistas é desafiador. 
Certamente quero que minhas aulas sejam para meus alunos como este semestre está sendo. Mas algumas barreiras de cargos e diretrizes de municípios e estados devem ser discutidas para assim cada vez mais as escolas sejam mais significativas e construtivistas e menos conteudistas.

Acho que ainda não consegui formar claramento o que quero em pensamento e escrita
Sigo em off...

Um comentário:

  1. Oi Natalia. Sim é preciso um pouco de tempo para amadurecermos nossas ideias a respeito do estudado no eixo IV. Muito bom que tu já estejas pensando no workshop e proveitoso também que tu desejes que o que aprendes no Curso possa vir a repercutir em tua prática de sala de aula. Excelente na verdade! Apenas gostaria de pontuar um item de tua escrita: "Não dar respostas ..." Sim, não dar respostas prontas e decoradas. Não dar nem cobrar respostas prontas e decoradas. Mas fazer intervenções pedagógicas garantindo que os alunos tenham acesso ao conhecimento socialmente construído. Isso sim! nossos alunos precisam aprender. Na escola eles devem aprender. Tens razão quando afirmas que não é fácil mudar. Mas precisamos sim repensar nossas práticas. Segue escrevendo que estamos por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir