Como diria minha querida mãe, nada ao extremo funciona, não funciona a dieta, o treino muito menos o estudo da matemática.
O texto da aula 4 e 5 da disciplina de Matemática é bem esclarecedor pois
divide bem as três praticas: tecnicista (prático ou técnico), tecnológica (teórico
e tecnológico) e construtivista (exploratória) no estudo da matemática. E bacana pois evidência a preocupação em observar em qual local estamos usando umas das técnicas
e qual ênfase que se dá, pois não podemos dizer que uma regra é a certa e tudo terá um final feliz, alfabetização da matemática, não tem segredo, mas sim um detalhe que forma qualquer professor ao sucesso, forma de olhar e intender o pensamento e construções que seu aluno faz para alcançar a teoria, a técnica e querer desenvolver a exploração
Hoje acho que o aprendizado é este...
Natalia, muito apropriado o teu chamado para termos cautela. É isso mesmo! Exagero não é bom. Importante que fazes essas considerações. Segue escrevendo que estamos por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluirOlá Natália! Achei interessante tb o que vc destacou sobre entender o aluno e seu modo de pensar, percebendo quais são suas hipóteses, seus conhecimentos prévios, olhando e compreendendo suas necessidades para que; a partir disso, possa planejar uma ação significativa e repleta de novas aprendizagens.Se for possível, indique algumas das tuas ações em sala de aula que refletem esse pensamento. Abraços, tutora Josele.
ResponderExcluir