domingo, 16 de julho de 2017

Escola - Realidade II


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e criançaA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e criançaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e criançaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, comida e área internaA imagem pode conter: 9 pessoas, multidãoA imagem pode conter: 1 pessoa, área internaA imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Está fotos são de algum momentos que para mim mostram uma outra realidade, vivenciadas no Município de Viamão, Bairro Augusta.

Gestão não é Democrática, porém observem:

Membros das Secretarias de Educação fantasiados falando sobre Meio Ambiente, Equipe da Saúde dentro da Escola (dentistas e enfermeiros), Investimentos de estrutura como quadras de esportes cobertas, tabletes para alunos, equipamentos para banda, etc; Comunidade presente e sempre recebendo acolhimento da Escola como o Chá para avós, apresentações, etc; Festas onde o partilhar mostra toda a generosidade de uma comunidade escolar feliz  e participativa; Ambientes de aprendizagem diferenciados onde não pensamos só na sala de aula mas no diferenciado entrar na sala.

A questão é gestão? É investimento? É valor do profissional? é Politica?

Aonde as mudanças começam ...

Refletindo sobre minhas duas Escolas... 

Qual é a formula secreta para o sucesso Escolar?


Escola - Realidade I

Olá pessoal...

Gostaria que muitos olhassem esse vídeo ...

http://www.recordtvrs.com.br/balanco-geral-rs/videos/goteiras-e-infiltracoes-escola-modelo-sofre-04052017


Goteiras e infiltrações: Escola Modelo sofre - Record TV RS - R7 Balanço Geral RS

Nas aprendizagens deste semestre falamos sobres as políticas públicas, espaços de aprendizagem sobre as relações que a Escola traz e pensando um pouco sobre a realidade que hoje vivo em uma de minhas Escolas lembrei desta reportagem feita maio/2017.
Para minhas colegas que trabalham para o Estado do RG a realidade não deve ser muito diferente da minha Escola, quando falamos em Estrutura - 01;
Já estamos em julho/2017, próximas do recesso escolar e existem nesta mesma Escola Falta de Quadro de Professores - 02 para suprir todas as turmas;
O subsidio que após está entrevista foi realizada era de um Financiamento - 03, de repasse de 130 mil   garantidos pelo atual Secretário de Educação que não chegou e dificilmente chegara pois este não possui mais o cargo.
As salas de aulas seguem com turmas lotadas onde o espaço de aprendizagem - 04 é o que o sistema oferece.
Com o gasto que a Escola teve no início do ano as dividas estão se acumulando;
Em iniciativa do CPM, "Gestão Democratiza" e Conselho Escolar, - 05 organizou-se uma Gincana que arrecadou mais de 16 mil reais que amenizou as dívidas da escola que segue com dificuldades financeira. 

O que tudo isso quer dizer?

Em minhas considerações finais na escrita da Síntese Reflexiva, tentei passar na minha opinião que acredito nas leis, e estas são sim um passo para garantir direitos, contudo ainda percebo que no nosso país, as leis só são uma escrita onde um ideal é deslumbrado, mais quase que impossível de ser alcançado.
Minha escola sem dúvida faz o possível e impossível dentro de todas as questões de Estrutura, falta de professores, dificuldades financeiras e Gestão, mas onde tudo acaba se perdendo?

Estamos formando os cidadãos que realmente precisamos? Vejo minha escola ganhando excelência em resultados de exames, alunos em vestibular, mas para isso, quantos outros perdemos, excluímos, deixamos de lado, fingimos não enxergar a desistência, a violência levar...

As políticas estão erradas?

O sistema está errado?

Qual o caminho a seguir?

A Educação é muita responsabilidade e as metas têm precisam ser revistas

Sho Frustações!!!




Concluindo mais uma Síntese Reflexiva

Olá, pessoal...

A síntese reflexiva deste semestre, teve uma escrita bem complicada e cheia de pontos onde "EU" tive que deixar meu real posicionamento sobre os temas envolvendo a ESCOLA.
Observem as Abordagens: Abordagem 1: A escola como instituição pública, sua organização e gestão;Abordagem 2: A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno; Abordagem 3: A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.
A legitimidade de documentos que a Escola e comunidade escolar clamou por muito tempo como instituição pública, onde o principal grau era receber políticas públicas educacionais que obtivessem e garantissem a qualidade de ensino tão sonhado, assim defendidas em leis. Nos estudos podemos perceber como as conquistas foram sendo alcançadas em forma de leis, mas ao mesmo tempo foram manipuladas por políticas públicas maiores.
Como um sistema pode ser falho?
Onde os ganhos de democracia e autonomia pouco trouxeram resultados efetivos?
A fragilidade do sistema de leis belíssimas no papel e que são quase improváveis na realidade atual de um sistema político falho, além de expor as falhas do trabalho de persuasão de pessoas no envolvimento e responsabilidades junto a educação.
Os alunos, as famílias, a comunidade escolar juntamente com a equipe escolar e a gestão que valoriza as diversidades e principalmente o ensino, a sua organização e desenvolvimento são o caminho mais forte na batalha de uma educação de qualidade com futuros cidadãos participativos, envolvidos e defensores de seus ideias e direitos, junto a entidades púbicas como a Escola.
Então, dentro desta realidade encaramos as relações de aluno, professor e o espaço de aprendizagem como criar um espaço  digno a permanecia ?
Frustamento, expectativas sempre oscilando ao meio dos problemas gestão, financeiros, organização e quadro de professores incompletos, trazendo evasão, índices de reprovações altos, qualidade de ensino precária, desvalorização!!!

Estando neste envolvimento e fazer o que para mudar esta realidade?
conhecer, estudar e persuadir mais pessoas para a inovação ativa 
Criar ações em projetos que retomem o valor da Escola como formativa
Realmente os desafios não são pequenos para a Educação...

domingo, 2 de julho de 2017

Como conceituar projeto de aprendizagem ...

Olá Pessoal...

As vivências na disciplina de Projeto Pedagógico em Ação não foram de forma alguma fáceis mais como dizem os experientes as vezes a gloria só vem ao final...

Ai eu para e penso:  Projeto Aprendizagem tem fim? CLARO QUE NÃO!!! 

Pensando em não surtar e não entrando neste impasse de acabar ou não, hoje estou criando está postagem para comparar minha primeira postagem no outro blog que fala de um conceito de PA e com meu novo conceito vivênciado na prática de minha escola.

PA – Conceito:
O termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realiza- ção. (Boutinet, 1990)

Na disciplina Projeto Pedagógico em Ação, percebemos como o aluno é mais agente, o professor passa a ser estimulante e orientador, não mais o agente árbitro na sequência de conteúdos impostos por sistemas hierárquicos, um  projeto em ação vive a vida do aluno, cria-se através de individualidades de uma turma em conexão de professor e aluno, criando curiosidade, desejo e vontade de quem o faz, onde o consenso se dá pela democracia da construção do conhecimento.
E na perspectiva de quando começas a trabalhar com (PA), de como começar a fazer um agende participativo na Educação deixo este trecho do livro “Aprendizagens do Futuro: as inovações começaram”:
Quando iremos nos dar conta de que o processo natural de desenvolvimento do ser humano é “atropelado” pela escola e pelas equivocadas práticas de ensino? Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo.


👍👍👍