Olá Pessoal...
As vivências na disciplina de Projeto Pedagógico em Ação não foram
de forma alguma fáceis mais como dizem os experientes as vezes a gloria só vem
ao final...
Ai eu para e penso: Projeto
Aprendizagem tem fim? CLARO QUE NÃO!!!
Pensando em não surtar e não entrando neste impasse de acabar ou não, hoje estou criando está postagem para comparar minha primeira postagem no outro blog que fala de um conceito de PA e com meu novo conceito vivênciado na prática de minha escola.
PA – Conceito:
O termo
projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo
diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver);
esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias,
desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de
elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realiza- ção. (Boutinet,
1990)
Na disciplina Projeto Pedagógico
em Ação, percebemos como o aluno é mais agente, o professor passa a ser
estimulante e orientador, não mais o agente árbitro na sequência de conteúdos
impostos por sistemas hierárquicos, um
projeto em ação vive a vida do aluno, cria-se através de
individualidades de uma turma em conexão de professor e aluno, criando
curiosidade, desejo e vontade de quem o faz, onde o consenso se dá pela
democracia da construção do conhecimento.
E na perspectiva de quando
começas a trabalhar com (PA), de como começar a fazer um agende participativo na
Educação deixo este trecho do livro “Aprendizagens do Futuro: as inovações
começaram”:
Quando
iremos nos dar conta de que o processo natural de desenvolvimento do ser humano
é “atropelado” pela escola e pelas equivocadas práticas de ensino? Se o ser
humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em
sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas,
persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos,
decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar
aprendendo e descobrindo.
👍👍👍
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