domingo, 2 de julho de 2017

Como conceituar projeto de aprendizagem ...

Olá Pessoal...

As vivências na disciplina de Projeto Pedagógico em Ação não foram de forma alguma fáceis mais como dizem os experientes as vezes a gloria só vem ao final...

Ai eu para e penso:  Projeto Aprendizagem tem fim? CLARO QUE NÃO!!! 

Pensando em não surtar e não entrando neste impasse de acabar ou não, hoje estou criando está postagem para comparar minha primeira postagem no outro blog que fala de um conceito de PA e com meu novo conceito vivênciado na prática de minha escola.

PA – Conceito:
O termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realiza- ção. (Boutinet, 1990)

Na disciplina Projeto Pedagógico em Ação, percebemos como o aluno é mais agente, o professor passa a ser estimulante e orientador, não mais o agente árbitro na sequência de conteúdos impostos por sistemas hierárquicos, um  projeto em ação vive a vida do aluno, cria-se através de individualidades de uma turma em conexão de professor e aluno, criando curiosidade, desejo e vontade de quem o faz, onde o consenso se dá pela democracia da construção do conhecimento.
E na perspectiva de quando começas a trabalhar com (PA), de como começar a fazer um agende participativo na Educação deixo este trecho do livro “Aprendizagens do Futuro: as inovações começaram”:
Quando iremos nos dar conta de que o processo natural de desenvolvimento do ser humano é “atropelado” pela escola e pelas equivocadas práticas de ensino? Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo.


👍👍👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário