Boa tarde...
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
As crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa, evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas, podem também ter variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora.
E então como lidar com estas crianças na Escola?
A cada dia mais crianças estão chegando com este transtorno, ainda não tive esta experiência de lidar com algum aluno diretamente, mas já tive na escola uma palestra em uma reunião pedagógica onde estava tendo um processo de integração de uma criança que estava sendo inclusa na escola, lembro-me de como foi exporto o que era e como podíamos lidar com as diferenças, a relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Contudo foi exposto a necessidade de ajudar a dar uma rotina, como ter o cuidado na integração social e como podíamos abordar a turma para que não ocorresse fatos de preconceitos e exclusão da turma. Quando fui esta semana saber sobre esta criança, descobri que esta criança mais falta que vem a escola. Fiquei triste pois mesmo percebendo que mesmo com a preocupação da escola, está criança mais frequentou a sala de recursos que a sala de aula com sua turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário