Todo Inicio de ano conhecemos alunos novos e conhece-los é tarefa primordial para que assim se construa uma imagem de professor, escola e sala de aula, então primeiramente a criança tem ter possibilidades a momentos em
sala livres para que esta sinta-se à vontade e confiante em seu novo espaço de convivio pessoal e que nestes momentos se aproveite para a aproximação de conhece-la.
No texto Modelos pedagógicos
e modelos epistemológicos de Miguel Arroyo possibilita conhecemos as varias formas e posturas que o professor pode ter e executar em sala de aula. Como professora me identifico bastante com a pedagogia relacional pois procuro ter sempre como resultado em minhas turmas algo que realmente signifique a descoberta de algo não sabido ou de algo novo para cada criança em suas possibilidades, aonde ao final da temática abordada dentro do currículo tenha propiciado uma construção de desvendar para que o aluno não só reproduza, mas sim interesse para chegar a um resultado final que não significa necessariamente um final pois pode ter mais descobertas se aprofundado. Ao final do texto cita acima, em suas conclusões Miguel Arroyo questiona qual aluno queremos formar? Certamente busco crianças autônomas e curiosas, desenvolvendo-as no sentido de serem capaz de perceber e avançar através de pesquisas usando tecnologias e o meio social como instrumento possível para aprender e ensinar, portanto oportunizando a construção do saber.
"Em outras palavras, ele sabe que há duas condições necessárias para que algum conhecimento novo seja construído: a) que o aluno aja (assimilação) sobre o material que o professor presume que tenha sigo de cognitivamente interessante, ou melhor, significativo para o aluno; b) que o aluno responda para si mesmo às perturbações (acomodação) provocadas pela assimilação deste material, ou, que o aluno se A P aproprie, neste segundo momento, não mais do material, mas dos mecanismos íntimos de suas ações sobre este material; este processo far-se-á por reflexionamento e reflexão (Piaget, 1977)"
“Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade” (Inhelder et alii, 1977, p.263); aprendizagem é por excelência, construção; ação e tomada de consciência da coordenação das ações, portanto. Professor e aluno determinam-se mutuamente.Então o ser professor é ser alguém que impulsiona, motiva e apaixona os alunos a descoberta e ao ser curioso possibilitando que as aprendizagens e vivências sejam prazerosas.
Que legal a tua capacidade de se reconhecer ao longo do desenvolvimento teórico e prático. Sem dúvida, aponta a grande evolução ao longo do curso e a tua busca por ressignificações da prática docente.
ResponderExcluirUma dica: Utilize a mesma fonte e espaçamentos ao longo do texto.
Att,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E