quarta-feira, 25 de abril de 2018

Didática: Comênio



Boa noite Pessoal...

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Então o que falar sobre o "Pai da Didática"

O pouco que conheci de sua história e formas de pensar sobre a forma de educar a "todos" já me fizeram ser uma grande fã deste homem.

A constituição da didática comeniana que passou pela Idade Média à Idade Moderna fundamenta-se em sonhos que todo professor independente da época que leciona ou lecionou têm, que é fazer com que os alunos aprendam mais do que habitualmente. Comênio mostra que não acreditava em uma pedagogia diretiva, não que não a praticasse, mas em sua época já tinha ideias bem avançadas para um caminho onde os alunos fossem preparados para a vida e onde o professor tivesse uma relação mais próxima e de igualdade. 
No material disponibilizado pela disciplina percebo que ele utiliza muito a ideia de currículo que temos hoje, onde devemos abordar os conteúdos de uma forma onde todos as áreas do conhecimento possam ser trabalhadas, numa evolução gradativa de aprender pela utilização de algum objeto conhecido, e é centrado nos eixos formação pessoal pelo religiosidade e social e  de conhecimento do mundo que deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças dentro da compreensão e capacidade do aluno.

Assim, a ideia destaca-se por uma nova forma de ensino, a imitação da natureza, a observação e experimentação, os processos das artes mecânicas, os métodos da nova forma de trabalho e da ciência. Onde o aluno é da maior importância sem o enfoque no professor, o aluno deve ter a atenção respeitando suas capacidades de compreensão, percebendo que o ensino deve ser igual a todos (mulheres e homens), com aprendizagens significativas de percepção, de experiência e não a partir de teorias abstratas e mostrando que a relação de aluno e professor é de suma importância para os aprendizados. 

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