sábado, 5 de maio de 2018

Planejamento de Ensino

Olá pessoal....


Na disciplina de didática estamos estudando um pouco sobre como funciona a arte de ensinar planejando, temos um formula? 

No texto sugerido como leitura PLANEJAMENTO DE ENSINO: um ato político-pedagógico de Rays (2000) se destaca cinco principais momentos que devem ser  refletidos a nossa prática em sala de aula.

Escola e realidade social

Retrato sociocultural do educando

Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino

Procedimentos de ensino-aprendizagem

Avaliação da aprendizagem

Os cinco momentos citados pelo autor fazem parte de um conjunto para o ato de planejar consciente e concretamente na escola. No texto não vamos achar uma formula mágica como todo professor sonha mas estabelece pistas para o sucesso no processo educativo, um ato político-pedagógico.
O autor começa falando "Escola e Realidade social" que tem como principais ideia o planejamento do ensino que diz respeito à escola e às suas relações com a realidade social para a qual a ação pedagógica será planejada,  que está é etapa indispensável da atividade educativa e política, que fornecerá elementos concretos para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem e assim nos faz repensar o tão falado PPP de nossas escolas que por muitas vezes é um documento de gaveta que não reflete nado sobre nossos alunos.
Seu segundo ponto é "Retrato Social do Educando" onde o autor ressalta a importância do retrasociocultural e da história onde a escola está inserida e da importancia de pensar as ações para aquele contexto e o envolvimento de todos da comunidade escolar, pois este envolvimento traz a percepção critica do educando, o faz ser pertencente no desenvolvimento de uma prática, onde o professor não tenha o medo de assimilar a realidade de elabora e recriar a ação, pois este ato é a própria aprendizagem pois faz algo concreto ser significativo.
Em seu terceiro momento fala dos "Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino" diferenciando bem que objetivos são a assimilação, elaboração e recriação do saber e os conteúdos programáticos das disciplinas curriculares são definidos num só momento e devem ser repensados durante todo o desenvolvimento, ressalta que nesta etapa nunca devemos esquecer do momento histórico-cultural para que nossas vivencias sejam significativas de acordo com o que a sociedade esta vivendo.
O quarto momento "Procedimento s de ensino aprendizagem" traz mais a questão da organização do trabalho, onde nos professores temos que ter a responsabilidade de organizar procedimentos didáticos eficazes do ponto de vista do ensino e aprendizagem, onde a qualidade formativa seja um desafio permanente, como se fosse um desequilíbrio entre sentir, compreender, desejar a verdade e refletir.
 E no quinto momento fala da "Avaliação da aprendizagem" onde está entre os componentes do trabalho pedagógico é segundo o autor a mais discutidos na atualidade, pois sua relevância para o desenvolvimento e diagnóstico permanente do processo de ensino aprendizagem, com vistas ao seu replanejamento e, consequentemente, à sua melhoria. Coloca que o ato de avaliar não pode ser confundido com o de medir, a assim surge, portanto, na história da escola com o objetivo formativo de julgar os progressos, as dificuldades e as inquietações que marcam o processo de aprendizagem e, não, com o objetivo de medir o conhecimento.


Portando, o autor, deixa como visão, o ato do planejar pedagógico é:
"uma ação pedagógica  em que o mundo educacional e o mundo social não se separam jamais - no qual se espera do educador coerência entre o seu pensar e o seu agir. Não é, portanto, uma ação feita ao acaso, arbitrária, mas um guia flexível de intenções - políticas e formativas - para o desenvolvimento de situações didáticas específicas. É nesse sentido que os atuais modelos de planejamento de ensino precisam ser superados criticamente e temporalizados pelo educador-planejador, visando, com isso, ir além de sua natureza tecnocratizada." 

Referência:
RAYS .  Planejamento da Ação Pedagógica, publicado na Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo: v.3, n.1, 1996.  

Um comentário:

  1. Natalia, teu texto carrega muitas reflexões importantes e necessárias para a Educação. Importante sempre finalizar com as tuas reflexões, deixando as citações dos autores para o desenvolvimento e embasamento das tuas ideias.

    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

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