segunda-feira, 28 de maio de 2018

Vigostsky - ZDP





Bom dia Pessoal...

Nada com um dia de folga devido a greve para colocar alguns estudos do PEAD em dia

E fechando a sintese de Linguagens, achei interessante falar um pouco sobre Vigostsky

Vygotsky desenvolveu várias teorias, contudo mostrou em seus estudos a importância da integração social, como fonte do conhecimento, a teoria se baseia na interação do indivíduo com o meio social e até onde ele pode avançar no seu desenvolvimento atual e como pode avançar com a ajuda de outros indivíduos, assim denominou a capacidade de realizar tarefas de forma independente de nível de desenvolvimento real, que determina até onde o indivíduo já chegou, mostrando as etapas já conquistadas. Percebeu assim que o indivíduo poderá ir um pouco mais além se desempenhar tarefas em nível mais avançado com a ajuda de adultos ou de companheiros com maiores capacidades. Evidenciando que não é qualquer criança que pode, com a ajuda de outros, realizar qualquer tarefa. A capacidade de realizar determinada tarefa com a ajuda de outros ocorrerá dentro de um certo nível de desenvolvimento individual. A partir dos níveis de desenvolvimento, o real e potencial que Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal:
(...) a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (VYGOTSKY, 1984, p. 97).
Então, a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de problemas com a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Assim a mediação auxilia a criança a desenvolver novos conhecimentos para resolver problemas e assim aprender, sendo o professor o principal mediador e responsável no desenvolvimento do aluno, utilizando os signos (significante + significado) compartilhado em sociedade, assumindo assim a ação no ponto onde no curto espaço de tempo ocorrerá a interação professor-aluno para que haja uma elo para atingir os mais altos níveis e o aluno progrida do seu intelecto.

Um comentário:

  1. Natalia, muito boa a tua reflexão e escrita.
    Seria interessante, dentro do contexto, localizar a tua prática e onde consegue visualizar o conceito definido por Vygotsky.
    Não esqueça das referências após o texto.

    Att, Katielle de Oliveira Felix de Sena
    Tutora de Seminário Integrador
    Turma E- Eixo VII

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