Olá pessoal...
A Educação de Jovens e Adultos
(EJA) como já sabemos e estudamos é uma modalidade educativa estruturada a que
possui em seus sujeitos vivências e saberes que atuam diretamente na prática pedagógica,
onde exige do profissional um perfil diferenciado, contudo através das
pesquisas de campo, atividade proposta pela disciplina de EJA e junto aminha
vivencia ainda que pequena de 6 anos nesta modalidade, vejo cada vez mais que o
perfil dos profissionais que atuam nesta modalidade não possuem a formação ou o
desejo te atuar em EJA, mas sim caíram de paraquedas e acabaram que
principalmente ficando por motivos financeiros operam nesta modalidade de
ensino de forma precária por muitas vezes, pois são profissionais que atuam 60
horas semanais que na maioria das vezes chagam no turno cansados e com pouca
motivação.
Mas quais são os requisitos necessários
dentro do perfil do profissional de EJA?
Na proposta libertadora de Freire
um dos requisitos declarado é a “Dialogividade” que nada mais é um profissional
que implica diretamente em prática sociais, onde faz e mostra caminhos para
repensar a vida, possibilidades sobre educação, modos de ser e o mundo que
cerca nossos alunos. Usando um projeto pedagógico crítico que pensa
produtivamente na motivação e relação do aluno para o futuro, para o
conhecimento de direitos, para uma educação libertadora e que abre portas através
da educação, assim como a pedagogia do oprimido traz através do dialético-problematizador
trabalhar e construir um novo olhar para o mundo.
Assim Jaime Jose Zitkoski em Diálogo/Dialogicidade completa (pag. 230),
Segundo
Freire (1993, p 77), a palavra assume o sentindo de dizer o mundo e fazer o
mundo. Ou seja, palavra verdadeira é práxis social comprometida com o processo
de humanização, em que a ação e reflexão estão dialeticamente constituídas: ação
e reflexão, de tal forma solidárias, em uma interação tão radical que, sacrifica,
ainda que em parte, uma delas, se ressente, imediatamente, a outra. Não há
palavra verdadeira que não seja práxis. Daí que dizer a palavra verdadeira seja
transformar o mundo. (p.77).
Assim em uma
forma totalizadora da vida a EJA construí um ensino crítico e criativamente de conceber
a vida humana em sociedade de modo radicalmente democrático e libertador, além
de inspirar profundas inovações na visão política e ética dos problemas que
desafiam o mundo atual de nossos alunos.
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