sexta-feira, 22 de junho de 2018

Construtivismo

Olá pessoal...
Sabemos que o verdadeiro papel da Escola não é levar conhecimento, mas sim oportunizar o conhecimento, a vivência, a aprendizagem, e que tudo isso seja por um processo onde o aluna aprenda e construa seu saber e use em sociedade, sendo assim o construtivismo um conceito atual e fundamental a ser pensado em nossas escolas e na escola citada na cena do trabalho.
Macedo,
Sabemos que há construtivistas “natos”. Professores que se preocupam mais com o processo de aprendizagem de seus alunos. Que gostam deste nhenhenhém das crianças, que valorizam a informação contextualizada e como pode ser produzida pela criança. Professores que, nunca tendo ouvido falar deste nome (“construtivismo”), “traiam” a cartilha e inventavam um número de outros recursos para aprendizagens do ler, escrever e contar.
 A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, pois a  aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade
Embora não seja uma técnica de aprendizagem ou um método de ensino propriamente dito, o construtivismo se opõe às concepções inatistas e comportamentalistas sobre os processos de aquisição do conhecimento à medida que pressupõe que a aprendizagem só tem significação se potencializa o desenvolvimento da inteligência como resultado das combinações entre a bagagem hereditária e as experiências adquiridas através das circunstâncias oferecidas pelo meio.
Em minha escola costumo trabalhar o ato de ler, de contar histórias e sempre é maravilhoso o encantamento dos alunos. Na minha construção junto aos meus alunos uma simples flor, presente dado por um dos alunos, após a leitura de uma livro chamado “Todas a cores” – historia que conta a vida das flores coloridas que não queriam se misturar - virou uma aula das múltiplas linguagens, pois proporcionou plantarmos semente, acompanhar o crescimento das plantas, compreender como elas se alimentam, construir um jardim florido, trabalhar as diferenças, cultivar o cuidado, zelo, apreciar a natureza, perceber o ciclo da água e questões de preservação, reciclagem, reutização  e letramento com os objetos mais significantes. Sendo que muito de todas essas vivencias que cito nunca estiveram em meus planejamentos mas como objetivos formaram uma construção muito significante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário