Olá pessoal...
Sabemos que o
verdadeiro papel da Escola não é levar conhecimento, mas sim oportunizar o
conhecimento, a vivência, a aprendizagem, e que tudo isso seja por um processo
onde o aluna aprenda e construa seu saber e use em sociedade, sendo assim o
construtivismo um conceito atual e fundamental a ser pensado em nossas escolas
e na escola citada na cena do trabalho.
Macedo,
Sabemos que há construtivistas “natos”. Professores que se preocupam
mais com o processo de aprendizagem de seus alunos. Que gostam deste nhenhenhém
das crianças, que valorizam a informação contextualizada e como pode ser
produzida pela criança. Professores que, nunca tendo ouvido falar deste nome
(“construtivismo”), “traiam” a cartilha e inventavam um número de outros
recursos para aprendizagens do ler, escrever e contar.
A grande
contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação
pedagógica das teorias construtivistas, pois a aprendizagem não
acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar
possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações
problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada
aluno na sua individualidade
Embora não
seja uma técnica de aprendizagem ou um método de ensino propriamente dito, o
construtivismo se opõe às concepções inatistas e comportamentalistas sobre os
processos de aquisição do conhecimento à medida que pressupõe que a
aprendizagem só tem significação se potencializa o desenvolvimento da
inteligência como resultado das combinações entre a bagagem hereditária e as
experiências adquiridas através das circunstâncias oferecidas pelo meio.
Em minha
escola costumo trabalhar o ato de ler, de contar histórias e sempre é
maravilhoso o encantamento dos alunos. Na minha construção junto aos meus
alunos uma simples flor, presente dado por um dos alunos, após a leitura de uma
livro chamado “Todas a cores” – historia que conta a vida das flores coloridas
que não queriam se misturar - virou uma aula das múltiplas linguagens, pois
proporcionou plantarmos semente, acompanhar o crescimento das plantas, compreender
como elas se alimentam, construir um jardim florido, trabalhar as diferenças,
cultivar o cuidado, zelo, apreciar a natureza, perceber o ciclo da água e
questões de preservação, reciclagem, reutização
e letramento com os objetos mais significantes. Sendo que muito de todas
essas vivencias que cito nunca estiveram em meus planejamentos mas como objetivos
formaram uma construção muito significante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário