Vygotsky e seus estudos contribuíram significativamente para a Educação.
Em sua teoria a criança precisa
interagir, socializar e relacionar-se com o meio. As relações com o meio são
relações interpessoais e que agem na mediação feita pela linguagem, que realiza
uma espécie de mediação do educando com a cultura. E para que cada um tenha
possibilidades de atingir seu auge de habilidades a linguagem é uma ferramenta
social e de troca para que isso aconteça e primordial.
A
teoria de Vygotsky aponta que o indivíduo é um ser ativo e social e que aprende
nessas relações de cultura, assim integra ao aluno pela atividade cerebral,
estimulada pela interação e mediada pela linguagem. Por isso, para ele, as
funções superiores são socialmente formuladas e culturalmente transmitidas.
Sendo que o pensamento é formado pela cultura, mundo externo e relação social.
Vygotsky
construiu sua teoria sobre as funções psicológicas superiores e como a
linguagem e o pensamento estão fortemente conectados. São quatro os
pensamentos-chave de sua teoria: interação; mediação; internalização; zona de desenvolvimento
potencial.
Assim em
minhas praticas percebo que o ser professor tem funções de utilizações de estratégias
que levem o aluno a tornar-se independente e estimular o conhecimento do seu
potencial, estimulando o trabalho em
grupo e utilizando técnicas motivacionais para facilitar a aprendizagem e
diminuindo a sensação de individualização pois a afetividade e as relações são
importantes para uma melhor aprendizagem e crescimento.
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