sexta-feira, 22 de junho de 2018

O pai da Didática

Olá pessoal...


Atualemnte quando falamos de crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Contudo na disciplina de Didática  conhecemos Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação.
O modelo de professor que Comênio nos apresenta é o de um clássico, ou seja, de alguém que lê o seu tempo, o registra numa determinada perspectiva pessoal e social e o comunica à sociedade, sendo um clássico da educação e da didática foi um revolucionário educacional do século XVII. Por isso imortalizou-se com suas obras. Elas expressam seu tempo e a ele respondem pedagogicamente os clássicos que devemos ver e ler, entendendo seu momento histórico. A eles é necessário retornar, mesmo que vivamos imersos na imensidão de obras de grandes pensadores atuais.
Comênio tinha o sonho de todo professor que é fazem com que os alunos aprendam mais do que habitualmente vemos em sala de aula onde nossos alunos reproduzindo a decoreba, mostrando que não acreditava já numa pedagogia diretiva. Em sua época já tinha ideias bem avançadas para um caminho onde os alunos fossem preparados para a vida e onde o professor tivesse uma relação mais próxima e de igualdade de todos. Em seu material disponibilizado na disciplina de didatica percebo que ele utiliza muito a ideia de currículo que temos hoje onde devemos abordar os conteúdos de uma forma onde todos as áreas do conhecimento possam ser trabalhadas, numa evolução gradativa de aprender pela utilização de algum objeto conhecido, e é centrado nos eixos formação pessoal pelo religiosidade e social e  de conhecimento do mundo que deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças dentro da compreensão e capacidade do aluno.

E com é bom conhecer um clássico que nos faz refletir e pensar como atualmente não somos criadores de novos estudos...

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