Olá
Pessoal...
No texto de Liana da Silva Borges aparecem
fatos que durante o MCP (Movimento de Cultura Popular) Freire (1994, p.163) destaca pontos que acoraram uma compreensão
crítica da educação.
·
A alfabetização é um ato de conhecimento, de criação e não de
momorização mecanica
·
Os alfabetizadores são sujeitos do e no processo de
alfabetização
·
A alfabetização deve partir do universo vocabular, pois deste
retiram-se os temas
·
Compreender a cultura enquanto criação humana, pois homens e
mulheres podem mudar atraves de suas ações
·
O dialogo é o caminho norteardo da páxis alfabetizadora.
Como
o texto mesmo fala as intervenções de Freire assumiram um papel critico na
forma de ver a alfabetização, pensando nas possibilidade pedagogicas utilizadas
de forma alineadora e universalizante e outra libertadora e dialogica.
No livro a importancia do
ato de ler, Freire retoma com muita clareza sua compreensão sobre conceitos de
alfabetização, acentuando que seu caráter deve ultrapassar os limites da pura
decodificação da pralavra escrita, pois “a compreensão critica do ato de ler se
antecipa e se alonga na inteligencia do mundo. A leitura do mundo precede a
leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da
leitura” (Freire 1982, p.9)
Como
professora de Educação Infantil preparamos nosso futuras alunos para alfabetização e percebo como muitos de nossos
alunos sem o ato da decoreba de um alfabeto ou de uma soma de “B” + “A” = “BA”
acabam que nas propostas ludicas e atos onde o ato de ler é associado a imagens
e atividades do interesses deles podem trazer esse processo de alfabetização de
forma leve e divertida.
Nesta
relação e perspectiva o mundo criado na sala de aula passa ser precedida pela
leitura de mundo e não pela sistematica de ler como uma simples momorização de
palavras, criando uma papel ao alfabetizador de dialogar e mostras o mundo para
que aquilo tenha significados e no processo de ensinar e aprender possibilite a
alfabetização concreta e cheia de significados que podem ser resignificados
pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário