sexta-feira, 22 de junho de 2018

EJA - Alfabetização

Olá pessoal...



Olá Pessoal...
 No texto de Liana da Silva Borges aparecem fatos que durante o MCP (Movimento de Cultura Popular)  Freire (1994, p.163)  destaca pontos que acoraram uma compreensão crítica da educação.
·         A alfabetização é um ato de conhecimento, de criação e não de momorização mecanica
·         Os alfabetizadores são sujeitos do e no processo de alfabetização
·         A alfabetização deve partir do universo vocabular, pois deste retiram-se os temas
·         Compreender a cultura enquanto criação humana, pois homens e mulheres podem mudar atraves de suas ações
·         O dialogo é o caminho norteardo da páxis alfabetizadora.

Como o texto mesmo fala as intervenções de Freire assumiram um papel critico na forma de ver a alfabetização, pensando nas possibilidade pedagogicas utilizadas de forma alineadora e universalizante e outra libertadora e dialogica.
No livro a importancia do ato de ler, Freire retoma com muita clareza sua compreensão sobre conceitos de alfabetização, acentuando que seu caráter deve ultrapassar os limites da pura decodificação da pralavra escrita, pois “a compreensão critica do ato de ler se antecipa e se alonga na inteligencia do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da leitura” (Freire 1982, p.9)
Como professora de Educação Infantil preparamos nosso futuras alunos para  alfabetização e percebo como muitos de nossos alunos sem o ato da decoreba de um alfabeto ou de uma soma de “B” + “A” = “BA” acabam que nas propostas ludicas e atos onde o ato de ler é associado a imagens e atividades do interesses deles podem trazer esse processo de alfabetização de forma leve e divertida.
Nesta relação e perspectiva o mundo criado na sala de aula passa ser precedida pela leitura de mundo e não pela sistematica de ler como uma simples momorização de palavras, criando uma papel ao alfabetizador de dialogar e mostras o mundo para que aquilo tenha significados e no processo de ensinar e aprender possibilite a alfabetização concreta e cheia de significados que podem ser resignificados pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário