Olá pessoal...
Alguma coisa das leituras e a teoria do desenvolvimento cognitivo...
Segundo está teoria de Jean Piaget, a teoria do desenvolvimento,
que prioriza a inteligência de forma adaptada o sujeito constrói conhecimento a
partir de interações com objetos físicos e sociais. No equilíbrio e integração
das construções vivenciadas anteriores seguem os dois princípios de sua teoria.
O desenvolvimento é entendido como equilibração progressiva,
passagem contínua de um estado de menor para maior equilíbrio. Ou seja, o
desenvolvimento mental é uma construção contínua que tem por finalidade
transformar a representação das coisas. Em estágios e níveis o desenvolvimento psíquico
começa a nascer e vai até atingirmos um equilíbrio final. Os estagios são como
escadas e cada degrau precisa do anterio para dar manter e o equilíbrio só se
dá com a complementação a tentativa de ir ao novo degrau.
Segundo Piaget, mecanismos funcionais comuns a todos os
estágios: toda ação (movimento, pensamento, sentimento) corresponde a uma
necessidade. Daí decorre que uma necessidade é sempre a manifestação de um
desequilíbrio.
Neste sentido, a adaptação é entendida como equilíbrio
das assimilações e acomodações.
Então sempre estamos em desenvolvimentos sustentado pelo que já temos na nossa bagagem junto ao que de novo esta sendo colocada em nossas vidas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário