quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Olá pessoal...

Alguma coisa das leituras e a teoria do desenvolvimento cognitivo...

Segundo está teoria de Jean Piaget, a teoria do desenvolvimento, que prioriza a inteligência de forma adaptada o sujeito constrói conhecimento a partir de interações com objetos físicos e sociais. No equilíbrio e integração das construções vivenciadas anteriores seguem os dois princípios de sua teoria.
O desenvolvimento é entendido como equilibração progressiva, passagem contínua de um estado de menor para maior equilíbrio. Ou seja, o desenvolvimento mental é uma construção contínua que tem por finalidade transformar a representação das coisas. Em estágios e níveis o desenvolvimento psíquico começa a nascer e vai até atingirmos um equilíbrio final. Os estagios são como escadas e cada degrau precisa do anterio para dar manter e o equilíbrio só se dá com a complementação a tentativa de ir ao novo degrau.
Segundo Piaget, mecanismos funcionais comuns a todos os estágios: toda ação (movimento, pensamento, sentimento) corresponde a uma necessidade. Daí decorre que uma necessidade é sempre a manifestação de um desequilíbrio.

Neste sentido, a adaptação é entendida como  equilíbrio das assimilações e acomodações.

Então sempre estamos em desenvolvimentos sustentado pelo que já temos na nossa bagagem junto ao que de novo esta sendo colocada em nossas vidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário