Olá pessoal...
O texto usado é "À sombra desta mangueira"
Achei bastante interessante a Dialogicidade... então segue ai algumas coisas anotadas...
Dialogicidade é a proposta de Paulo
Freire tem em vista a liberdade de questionar, refletir e discutir em sala de
aula, tendo como princípios a natureza humana e a democracia.
Presa a comunicação como presente em toda ação humana como fenômeno vital e a informação encurta o
tempo e o espaço.
Pensa que somos seres finitos e inacabados e a
consciência disso nos faz buscar constantemente um algo mais, um educar-se.
Diz que sem consciência seríamos como animais adestrados ou como plantas, cultivadas.
Acredita que o saber-se finito e inacabado permite que sejamos educados.
Mas onde reside a esperança, fundamental no processo deste projeto de educar-se como ser
humano?
A palavra chave é curiosidade!!!!
Para freire a curiosidade se apresenta como elemento
fundamental no processo educativo, pois move a pessoa a conhecer, compreender e buscar
a razão de ser das coisas, assim pela curiosidade somos seres disponíveis a indagação
e a perguntas que expressam a possibilidade de conhecer.
Então o papel do educador é lançar desafios à
curiosidade dos alunos, fazendo valer inúmeros recursos em sala de aula, no
contexto escolar, onde se desvelam verdades escondidas a partir desta
provocação.
E aquele pensamento de “as coisas são assim
porque não podem ser de outra maneira” vai na contramão da curiosidade, da
criticidade, da liberdade de buscar informação e conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário