quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

04 - Reflexão e Evolução do Decorrer do curso - Música na Escola

Olá pessoal ...

Hoje foi realmente um dia de muita leitura e releituras, ainda que motivada pelos meus interesses individuais que já tinha anteriormente ao PEAD e junto agora aos conhecimentos adquiridos e muito influenciada aos resultados e reflexões que o estágio me propiciou no mundo lúdico, do brincar, da brincadeira, da corporeidade as música sem dúvida está presente sem dúvida em minhas aulas, apesar de retornar as lembranças que as aulas de música me oportunizaram com o cuidado da nossa voz como professores e que dependemos diretamente dela, busco agora trazer o porque da música estar presente em nossas salas de aula e em nossas vidas.

 Nesse contexto, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil sintetiza que:
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc, (BRASIL, 1998, p. 45).

Acho importante a contribuições da música na educação e nos processos de ensino aprendizagem, como professora percebo que cabe ao professor em sala de aula possibilitar recursos que promovam esse ambiente musical para os alunos. O uso da tecnologia atual como: pendrive, som, computador, brinquedos eletronicos, tablets,etc... são recursos que fazem os sons serem reconhecidos, sendo de ótima valia ao seu uso em sala. Os sons, a música vem para elaboramos planos onde a efetivação da mesma de forma pode ser aleatória, esporádica e sem um propósito definido, mas  faz a descontração do ambiente que em um uso planejado pode ter uma perspectiva com objetivo promover estímulos aos estudantes, possibilitando a construção da capacidade de desenvolver sua linguagem oral, utilizando a música como ferramenta pedagógica, para desenvolvimento expressivo. Assim, se faz necessário propiciar atividades lúdicas e dinamizadas que desenvolvam a expressão, sentimentos, criatividade, ritmo, movimento, através de meios que possibilitem novos percursos para trabalhar a música em sala de aula.






Nenhum comentário:

Postar um comentário