segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

08 - Reflexão e Evolução do Decorrer do curso - CULTURA E SOCIEDADE: Abordagem Sociocultural e Antropológica

Olá pessoal...

Mesmo tentando mostras meu crescimento no decorrer do curso, buscar minhas postagens antigas e delas refletir sobre o que havia sido escrito esta sendo bastante difícil devido a péssima qualidade das minhas primeiras postagens. Tanto que de inicio desfoquei das postagens antigas e pensei nas disciplinas do curso, sendo chamada atenção sobre a forma que a reflexão deveria ser feita, agora estou buscando introduzir ou deixando links nas postagens que introduzam o assunto a ser explanado.

Está postagem está relacionada com: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2016/04/o-papel-do-observador.html

Neste semestre tivemos que realizar o estágio obrigatório, onde além de realizar os planejamentos das aulas e executa-las junto a turma tínhamos que registrar em forma de reflexão nossa atuação e colocar de certa forma os resultados dos alunos, mostrando o interesse ou desgosto, sucesso ou desacerto das atividades. Nesta situação a observação e a reflexão se fizeram presentas mais que nunca para que nada pudesse escapar dos registros. A reflexão acompanha-nos como fiel ouvinte de nossas mentes dês do inicio do curso devido as inquietações que surgiram a cada disciplina fazendo de nossas mentes sonhadoras e empoderadas a cada tema abordado, contudo a observação, etapa do perceber teve que ser policiado mais que nunca para que em nossos desafio pudêssemos perceber a necessidades de pesquisas mais aprofundadas de uma necessidade vivida em nossa sala de aula.

A educação como a pesquisa se dedica ao que posso chamar de processo reconstrutivo, onde nosso conhecimento torna-se inovador, mantém a inovação como processo permanente e a educação tende como base o conhecimento inovador para novas histórias e sujeitos envolvidos.
Assim como no estágio meus alunos foram envolvidos, tive minha ação como observador participante, sendo que no processo educativo, desafiei-me em uma perspectiva da intervenção inovadora, mantendo sempre o compromisso ético. 

Entendo que o ser professor é algo onde está diretamente ligado ao ato de pesquisar e ser pesquisador, sabemos que temos métodos de ensino que podem desfocar desta ideia, contudo acredito que as formas de que professores bem formados, temos duas realidades, o professor com pesquisas e publicações reconhecidas que apenas dão aula de maneira mais instrucionalistal, e os  professores que estudam métodos e técnicas de pesquisa mas que não aplicam junto a sua pratica rica de dados sem pesquisar.
O pesquisador é definido como aquele que exerce a atividade de buscar e reunir informações sobre um determinado problema ou assunto e analisá-las, utilizando o método científico, com a intenção de aumentar o conhecimento de determinado assunto ou de descobrir algo novo. (LIMA, 2019).
Nesta observação sobre o senário que não mostra-se ideal ao que atua em sala de aula e ao que pesquisa e junto a uma perspectiva de agente de mudanças,  agradeço a formação que hoje tenho e que me prepara a cada semestre as literaturas da teoria crítica em educação e repasse do compromisso com uma educação mais progressista, onde por meio da pesquisa, o professor constrói maneiras de observar e entender o trabalho dos estudantes. 


Bibliografia:

LIMA, Marcos Henrique. Amigos do livro. Disponível em: . Acesso em: 27 jan 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário