Olá pessoal...
Leitura de textos de literatura infantil, mesmo para crianças ainda não alfabetizadas, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A família e os professores têm papel substancial para auxiliar as crianças a desenvolver o gosto pela literatura, sendo imprescindível ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas, salas de leitura ou o famoso cantinho da leitura nas salas de educação infantil.
A literatura é um meio de encontrar a si mesmo e encontrar o mundo, quando lemos um livro, não reconhecemos os personagens em cada história: transportamos a nós mesmos para ela, a história para nossas vidas, somos o herói e o vilão. Ali estão nossa coragem, nossos amores, nossos rancores, e nossas paixões, o mundo fica muito maior pelas lentes de um livro. Aventuras inacreditáveis podem ser vividas pelo mais simples dos mortais. Meninos tornam-se homens, e homens tornam-se meninos. Neste mundo de hora realidade e outra ficcao os pequenos aprendem a ter criatividade e imaginação em um lúdico de ser quem eles queiram ao meio de personagens.
Na disciplina de Literatura infanto juvenil conseguimos aprofundar e rever nossas práticas já usadas em sala, tendo com o aprofundamento novas formas de pensar o uso da literatura em sala de aula. Passando pelo processo de sua aplicabilidade em sala, analisar o livro, perceber suas mensagens ou forma de abordargem do tema, percebendo gereno, direnciando em todos seus aspcaspe.
Como professora de educação infantil a construção de um espaço de leitura dentro das salas de aula possibilita aproximar o pré-leitor da literatura infantil como fonte de prazer, permitindo o desenvolvimento do imaginário das crianças através da leitura de imagens, das possibilidades e descobertas oferecidas pelo objeto livro como suporte lúdico, atrativo e criativo. As crianças manipulam e o livro, percebendo as ilustrações, as suas diferentes formas, o colorido das páginas e tateando as diferentes texturas oferecidas pelas obras. As crianças, portanto, descobriram detalhes que em um primeiro momento não eram observados, mas que tornaram-se essenciais para que realizassem novas descobertas, assimilando às anteriores que eram desconhecidas.
Natalia,
ResponderExcluirSuas reflexões até o momento evidenciam muitos avanços em sua trajetória acadêmica. Tornam-se bastante relevantes os relatos que trazes com relação a sua prática, abordando nestes aprendizagens adquiridas que podes compartilhar aos seus alunos.
É importante destacar que as postagens sobre as reflexões anteriores do Blog, solicitação do SI VIII devem ser colocadas marcadores e link para que assim, possamos analisar os comparativos destas reflexões.
Sigamos refletindo!
Forte abraço!
Tudo bom Carla, estou tendo dificuldade nesta tarefa, pois minhas primeiras postagens eram muito ruins... pois não tinha o entendimento da Blog, mas vou tentar me organizar para as próximas!
ResponderExcluir