domingo, 23 de junho de 2019

Reflexão no decorrer do Curso - atividade 2 - EJA

Olá Pessoal....

Postagem está ligada a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2018/06/desafios-da-eja.html


Acredito que a postagem relatava um pouco do perfil dos alunos da EJA em que eu atuava na época. Contudo ainda acho que a EJA têm inúmeros desafios em sua modalidade, pois independente da escola, os aluno desta modalidade são sempre em sua maioria basicamente formados por sujeitos com dificuldades sócio-econômica, de raça negra, que têm problemas sociais (moradia, saúde, alimentação, emprego, transporte, etc) e que na sua maior parte possuem alguma limitação cognitiva ou comportamental. Mesmo que tenhamos ainda os alunos que pela crise financeira acabem indo para EJA devido ao trabalho diurno, estes são poucos, e normalmente conseguem concluir o ensino rapidamente. 
Mas porque outros ficam anos frequentando a EJA e nunca concluem seus estudos?
Acredito que tudo isso tem haver com o currículo usado e a prática pedagógica. Analisando este contexto, percebo que, muitos professores que estão atuando nesta modalidade, atuam na escola por motivos financeiros e não vocacional ou por satisfação profissional com a modalidade. 
E desta forma, com professores que passam rápido sem um olhar mais aprofundado da situação dos sujeitos, está etapa fica a merce de poucos professores que gostariam de realmente entender e acrescentar aos sujeitos envolvidos.
Assim acredito que trabalhar com projetos nesta modalidade seria uma solução aos alunos que ali ficam anos, pois conhecer o sujeito que ali frequenta a escola ajudaria a entender a necessidades e desejo do sujeito, fora a questão da diversidade de necessidades para criar uma ação educativa que contemplem realmente formação dos cidadões, em um plano de ação autentico com finalidade e que a realidade esteja implícita, pois o professor  deve se preocupar com as condições do educando, percebendo e desenvolvendo propostas significativas que o mudo ira desafiar este quando sair da escola. O dever do professor é perceber o que deve ser ensinado, o que é importante e o que vale apena estar no currículo, em uma decisão conjunta, do desafio de ensinar e formar no campo (afetivo, ético, estético, lúdico, físico, espiritual, social, econômico, politico, cultural).
Sendo um fator do descompasso educational atividades significativas que resultem na vida, nos saberes já produzidos e resinificados na escola. Entendo que quando conseguimos dar significado a coisas que já possuem uma experiencia, dá a escola o poder de apontar e organizar a cultura fundamental para o desenvolvimento das pessoas que frequentam a EJA.

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