domingo, 23 de junho de 2019

Reflexão no decorrer do Curso - atividade 8 - Projeto de aprendizagem

Olá pessoal...

Postagem referente a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2017/07/como-conceituar-projeto-de-aprendizagem.html

Sem dúvida falar de projeto de aprendizagem para mim é enriquecedor, devido a sua forma de funcionamento e avanços que os alunos têm em seu desenvolvimento e aprendizagem sem serem expostos e discriminados. Este tema também fez parte dos meus estudos para a criação do TCC e certamente foi e é uma das minhas maiores aprendizagens do PEAD.

Não há vida sem desejo, tampouco a conceitualização do desejo e sua racionalização, assim formula-se em termos,um projeto. Projetar é, introduzir o inédito, um novo desejo, uma nova história, não sendo prosseguir e romper e reorientar o curso das coisas.
Ao pensarmos em trabalho com projetos, podemos fazê-lo em diferentes dimessões: os projetos organizados pela escola para serem realizados com as famílias, as crianças e os professores, projeto político pedagógico da escola, os projetos propostos para as crianças. 
Mas aqui falamos dos projetos dos alunos dentro da sala de aula, os projetos em ação que pretende fazer as crianças pensarem em temas importantes do seu ambiente, refletindo sobre a atualidade e considerando a vida fora da escola. 
O projeto em ação (PA) em uma turma de educação infantil abre as possibilidades de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional e não linear, propiciando as crianças aprender através das diferentes e múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhe proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido, mostrando caminhos.
Nesta proposta pedagógica  não podemos deixar de pensar no mundo atual globalizado, que necessita de organizações e apontamentos, nas necessidades da atualidade, motivado pelo desenvolvimento cientifico, e reestruturando um novo sentido centralizado a levar adiante a possíveis questões do agora. 
As múltiplas formas de abordar um projeto dispõem de possibilidades que permitem a interação educativa, liberando múltiplas medidas significativa, onde a atenção passa pela escola, professor e aluno de forma igualitária e propicia aos alunos aprendizagens, quando este é pensando em um currículo integrado e organizado em torno de ideias em diferentes áreas do conhecimento e que a comunidade escolar participa. 
Nesta perspectiva de produção de sentido, percebemos que o sentido não está dado em algum lugar, esperando ser descoberto. É evidente que, ao longo da história na busca constante de sentido, as pessoas elaboram muitas respostas. No entanto, além de respostas terem sido construídas em contextos diferentes, neste sentido não se transfere de uma pessoa para outra o conhecimento, pelo contraio, a informação é fruto da atividade do sujeito, tem que ser produzida, sendo que esta produção de sentido, portanto é uma atividade fundamental da existência e se contrapõe ao viver de forma indiferente, ao viver de maneira mecanicamente sendo assim o PA.



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