Olá pessoal...
Postagem referente a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2018/06/piaget-e-vygostki.html
Sem dúvida está postagem iniciou um estudo que me favoreceu muito na criação e analise do meu TCC!
É muito difícil
encontrar uma definição de aprendizagem que abranja tudo que está envolvido
neste processo. Então, perceber a aprendizagem é primordial para que não mais o
confundam com a transferência ou reprodução de conhecimentos.
Eu percebo a aprendizagem através de dois pensadores, Jean Piaget e
Lev Semenovich Vygotsky, que mesmo com suas divergências significativas em
relação ao desenvolvimento e aprendizagem, encaminham e oferecem suporte para a
atuação pedagógica que melhor atenda às necessidades sócioeducacioais atuais.
Na análise da
relação do processo de aprendizagem e desenvolvimento, a visão piagetiana, se
declara ligada a origem ou natural, sendo epistemológica. Neste processo
vinculado, dá há relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, sendo
conhecido, que todo conhecimento implica, necessariamente em uma relação entre
dois, isto é, entre o sujeito que busca conhecer e o objeto a ser conhecido.
Piaget acreditava que uma origem sensorial do conhecimento, não é apenas
incompleta, mas falsa, pois em sua concepção, ao agir sobre os objetos, o
sujeito não apenas extrai sai características essenciais próprias e inerentes,
mas também acrescenta algo na medica que efetua deduções e ações.
Já, na analise entre o de
desenvolvimento e aprendizagem de Lev Vygostky, fundamenta com a suposição que
o desenvolvimento é um processo maturacional que ocorre antes e independente da
aprendizagem. Como disse Vygotsky (p. 90,1988) “o aprendizado forma uma
superestrutura sobre o desenvolvimento, deixando este último essencialmente
inalterado”. Assim, é preciso ter um determinado nível de
desenvolvimento para que certos tipos de aprendizagens sejam possíveis. Na teoria
Vigotskiana, quando falamos em desenvolvimento, ela fundamente em dois níveis,
chamado “zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal” que é
composto pelo conjunto de informações que a criança tem em seu poder e o seu
potencial que a criança consegue resolver com auxilio de pessoas mais
experientes.
De uma forma geral, o termo aprender a aprender está
ligado à linha construtivista, que tem como ideia que o aprendizado se dá quando
o indivíduo interage com mundo físico, social, etimológico. Neste sentido, então o que se aprende é uma
construção pessoal, pois aprender, além disso, envolve sentimentos como prazer,
valorização, amor e inseguranças. E por isso, a interação, é uma das
chaves do sucesso no processo de aprender, pois acontece ao meio de relações
interpessoais.
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