domingo, 23 de junho de 2019

Reflexão no decorrer do Curso - atividade 3 - Vygotsky e Piaget!

Olá pessoal...

Postagem referente a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2018/06/piaget-e-vygostki.html

Sem dúvida está postagem iniciou um estudo que me favoreceu muito na criação e analise do meu TCC!

É muito difícil encontrar uma definição de aprendizagem que abranja tudo que está envolvido neste processo. Então, perceber a aprendizagem é primordial para que não mais o confundam com a transferência ou reprodução de conhecimentos.

 Eu percebo a aprendizagem através de dois pensadores, Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky, que mesmo com suas divergências significativas em relação ao desenvolvimento e aprendizagem, encaminham e oferecem suporte para a atuação pedagógica que melhor atenda às necessidades sócioeducacioais atuais.
Na análise da relação do processo de aprendizagem e desenvolvimento, a visão piagetiana, se declara ligada a origem ou natural, sendo epistemológica. Neste processo vinculado, dá há relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, sendo conhecido, que todo conhecimento implica, necessariamente em uma relação entre dois, isto é, entre o sujeito que busca conhecer e o objeto a ser conhecido. Piaget acreditava que uma origem sensorial do conhecimento, não é apenas incompleta, mas falsa, pois em sua concepção, ao agir sobre os objetos, o sujeito não apenas extrai sai características essenciais próprias e inerentes, mas também acrescenta algo na medica que efetua deduções e ações.
Já, na analise entre o de desenvolvimento e aprendizagem de Lev Vygostky, fundamenta com a suposição que o desenvolvimento é um processo maturacional que ocorre antes e independente da aprendizagem. Como disse Vygotsky (p. 90,1988) “o aprendizado forma uma superestrutura sobre o desenvolvimento, deixando este último essencialmente inalterado”. Assim, é preciso ter um determinado nível de desenvolvimento para que certos tipos de aprendizagens sejam possíveis.  Na teoria Vigotskiana, quando falamos em desenvolvimento, ela fundamente em dois níveis, chamado “zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal” que é composto pelo conjunto de informações que a criança tem em seu poder e o seu potencial que a criança consegue resolver com auxilio de pessoas mais experientes.
De uma forma geral, o termo aprender a aprender está ligado à linha construtivista, que tem como ideia  que o aprendizado se dá quando o indivíduo interage com mundo físico, social, etimológico. Neste sentido, então o que se aprende é uma construção pessoal, pois aprender, além disso, envolve sentimentos como prazer, valorização, amor e inseguranças. E por isso, a interação, é uma das chaves do sucesso no processo de aprender, pois acontece ao meio de relações interpessoais.

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