Olá Pessoal...
Atividade relacionada a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2018/05/interdisciplinariedade-saberes.html
Como havia descrito a escola acaba por educar alunos robôs e sistemáticos onde o ensino é bancário fazendo de nossos alunos indivíduos obsoletos em sua capacidade e potencial, assim educados a obedecer sem questionar, formando a mão de obra barata. Ma como lutar por um currículo não seriado?
O ensino se da sempre em condições concretas, sendo necessário, portanto analisar o contexto em que se está inserido. Buscando formas de formar os educandos em seu modo de vida, necessidades, desejos, proponho projetos, e defendo projetos. Sei que sonhar com esta proposta é quase desenraizar uma tradição e que tudo seria inicialmente de difícil estruturação. Mas de modo geral a seriação chama minha atenção devido a sua logica excludente, por esquecer do processo de construção e por ser rígida no processo de formação de educandos alienados.
Acredito em uma organização de ciclos onde respeite acima de tudo a questão dos tempos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, que resgate o papel social da escola como espaço de produção de aprendizagem, de desenvolvimento humano e de um local onde a alegria critica esteja presente, sem a seleção social que ocorre involuntariamente na atualidade.
Quando me refiro a ciclo e não a seriação, digo no planejar uma escola e organizar onde: tenham o tempo de saberes no seu tempo, onde aja comunidades de estudos, onde se possa romper a avaliação classificatória, que se organiza e possa romper com a formação mecanista, onde o sujeito desenvolva responsabilidades coletivas e possa consolidar aprendizagens básicas para em sua autonomia democratizar o ensino.
Atividade relacionada a: https://portfoliodanataliaaquino.blogspot.com/2018/05/interdisciplinariedade-saberes.html
Como havia descrito a escola acaba por educar alunos robôs e sistemáticos onde o ensino é bancário fazendo de nossos alunos indivíduos obsoletos em sua capacidade e potencial, assim educados a obedecer sem questionar, formando a mão de obra barata. Ma como lutar por um currículo não seriado?
O ensino se da sempre em condições concretas, sendo necessário, portanto analisar o contexto em que se está inserido. Buscando formas de formar os educandos em seu modo de vida, necessidades, desejos, proponho projetos, e defendo projetos. Sei que sonhar com esta proposta é quase desenraizar uma tradição e que tudo seria inicialmente de difícil estruturação. Mas de modo geral a seriação chama minha atenção devido a sua logica excludente, por esquecer do processo de construção e por ser rígida no processo de formação de educandos alienados.
Acredito em uma organização de ciclos onde respeite acima de tudo a questão dos tempos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, que resgate o papel social da escola como espaço de produção de aprendizagem, de desenvolvimento humano e de um local onde a alegria critica esteja presente, sem a seleção social que ocorre involuntariamente na atualidade.
Quando me refiro a ciclo e não a seriação, digo no planejar uma escola e organizar onde: tenham o tempo de saberes no seu tempo, onde aja comunidades de estudos, onde se possa romper a avaliação classificatória, que se organiza e possa romper com a formação mecanista, onde o sujeito desenvolva responsabilidades coletivas e possa consolidar aprendizagens básicas para em sua autonomia democratizar o ensino.
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